Entre a rua e o imaginário

Ano: 2021

Livro produzido com incentivo do PMIC (Programa Municipal de Incentivo à Cultura) da Secretaria de Cultura e Turismo de Uberlândia/MG

“Entre a rua e o imaginário” em essência é uma coletânea de ilustrações cuja intenção é apresentar ao leitor uma cidade no interior de Minas Gerais – Uberlândia. A apresentação dessa cidade se desenvolve através de percepções visuais entre o real e o imaginário da autora em um diálogo sútil; enquanto o imaginário é construído e retratado através de memórias e ideias sobre a cidade também se torna um retrato de uma cidade possível de ser visualizada dentro do real.

A sequência de ilustrações acompanha o leitor nesse passeio pela cidade, dessa maneira ele é introduzido por uma percepção mais abrangente de território e localização e segue seu fluxo através da conexão entre esse território e a paisagem descortinada da cidade.

Não há uma pretensão de ilustrar toda a cidade e nem de limitar a poética da imaginação. É sabido que cada habitante tem sua própria percepção da cidade e por isso este livro é sobre um olhar, de uma habitante, que poderia mudar no momento seguinte. A poética da imaginação está nas infinitas possibilidades. No livro, o leitor é instigado a observar e pensar a espacialidade da cidade de Uberlândia e este é livre para criar sua própria retórica.

Há também uma preocupação da autora em reconhecer as identidades desta cidade buscando seus ícones mais autênticos e de alguma forma desfoca os signos da globalização onde aparecem os mesmos shoppings centers e grandes torres comerciais. Neste pequeno livro, a busca pela essência desta cidade invoca a libertação do lugar comum.

olho veja mais.png